Faro - Algarve

Destino de férias de cidade
Fotos de: Faro - Algarve
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Faro
Faro (povoação chamada, na sua origem, Santa Maria de Faro) é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Faro, da região, sub-região e ainda da antiga província do Algarve, que ocupa uma área de 5 412 km². O município é limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem costa no Oceano Atlântico. Através do Aeroporto de Faro, a cidade constitui a segunda maior entrada externa do país (a seguir a Lisboa), o que lhe confere uma valência vincadamente cosmopolita.
Turismo
Para conhecer a cidade e a sua essência o melhor é passear pelas suas ruas, quem sabe passear por Faro descobrindo "O Outro Lado do Centro" até ao teatro Municipal de Faro. Uma outra sugestão passa por uma visita pela "Cidade Velha". Não menos interessantes são as nossas sugestões de passeios, pelas "Aldeia de Estoi" e aldeia de "Santa Barbara de Nexe e Vistas".
Além de Faro ter um diversificado património edificado e religioso, é um concelho com um enquadramento natural por excelência, reunindo condições para a prática de turismo náutico e de natureza. Para poder usufruir do Parque Natural da Ria Formosa, uma das 7 Maravilhas Naturais. As ilhas da Ria Formosa. Para as ilhas existem carreiras de transporte regular.
Barco para as ilhas
As características endógenas da Ria, permitem a prática de um conjunto de atividades, desenvolvidas por empresas de animação turística, como sendo: kytesurf, canoagem, windsurf, remo, passeios de barco, observação de aves, proporcionando ao visitante momentos únicos de partilha com a natureza.

As empresas de animação turística desenvolvem também atividades na cidade e no interior do concelho. Para melhor conhecer a cidade, existem ainda os percursos organizados pelas empresas de animação turística que promovem os “trens turísticos”, quer na modalidade de comboio quer em carruagens puxadas por solípedes.

Natureza e espaços verdes
O concelho de Faro é composto por duas áreas distintas, o litoral, onde está inserido o Parque Natural da Ria Formosa e o barrocal, caraterizado por encostas e vales, onde existem ainda algumas espécies vegetais tipicamente algarvias, nomeadamente alfarrobeiras, oliveiras, laranjeiras, amendoeiras.
O Parque Natural da Ria Formosa, foi criado pelo Decreto-lei n.º 373/87 de 8 de Dezembro e considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. O Parque é constituído por um sistema lagunar, em que sobressai um cordão litoral de dunas, formado por penínsulas e ilhas arenosas que protegem uma vasta área de sapal, canais e ilhotas. Anualmente muitas espécies de aves aquáticas migratórias, que se deslocam do Norte da Europa, escolhem este importante ecossistema para permanecerem durante o inverno. Algumas das espécies que poderão ser observadas são o flamingo, a andorinha-do-mar, a chilreta, o alfaiate, as piadeiras, tentilhão, entre outras.
Para além do birdwatching, muitas outras atividades de recreio e lazer podem ser praticadas na Ria, sendo esta zona também privilegiada para o desenvolvimento de atividades económicas como a pesca, mariscagem, moluscicultura e piscicultura.
Na cidade existem alguns jardins e espaços verdes como o Jardim Manuel Bivar, o Jardim da Alameda João de Deus, a Mata do liceu.

Património Arquitetónico:
Antiga Alfândega, Arco da Vila, Arquivo Distrital de Faro, Atelier Gomes da Costa, Banco de Portugal, Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, Café Aliança, Capitania do Porto de Faro, Casa da antiga Rua do Pestana, Casa das Açafatas, Casa das Patojas, Casa de Fresco / Celeiro de São Francisco, Casa de Mateus da Silveira, Casa do Tenente João de Carvalho, Casa Lamprier, Centro Histórico Judaico de Faro, Cerca Seiscentista, Comando da Polícia de Segurança Pública, Compromisso Marítimo, Convento de São Francisco, Edifício Sol, Fábrica da Cerveja, Fábrica de Moagem, Muralhas, Paços do Concelho, Palacete Belmarço, Palacete Doglioni, Palácio Bívar, Palácio de Estoi, Palácio do Capitão – Mor, Palácio Fialho, Palácio Guerreirinho, Palácio Judicial, Porta Árabe, Revelim, Teatro Lethes, Teatro Municipal, Torres Albarrãs, Torres Bizantinas.

Património Religioso e Cultural:
Convento de Santo António dos Capuchos, Ermida de Nossa Senhora da Esperança, Ermida de Nossa Senhora do Ó, Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, Ermida de Nossa Senhora do Repouso, Ermida de Santo António do Alto, Ermida de São Luís, Ermida de São Miguel, Ermida de São Sebastião, Ermida de Sta. Catarina, Ermida do Pé da Cruz, Igreja da Misericórdia, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Igreja da Sé, Igreja e claustro do convento da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja Matriz da Conceição, Igreja Matriz de Estoi, Igreja Matriz de Santa Bárbara de Nexe, Igreja Matriz de São Pedro, Paço Episcopal, Seminário Episcopal, Centro de Ciência Viva, Galeria Municipal Trem, Museu Marítimo Ramalho Ortigão, Museu Municipal de Faro - Antigo Convento da Nossa Senhora da Assunção, Museu Regional do Algarve, Ruínas de Milreu.
Gastronomia
A confeção da cozinha farense, é baseada nos produtos do mar e do campo. A especialidade é o arroz de lingueirão e a sobremesa o Dom Rodrigo ou o morgado de amêndoa.

Os pratos tipicos de Faro são:
- Carapaus
- Perna de carneiro no tacho
- Carne de porco com amêijoas
- "Papas de milho", mais conhecida como Xarém
- Ervilhas com ovos à Algarvia
- Perdiz estufada
- Coelho frito
- Cozido de grão (jantarinho de grão)
- Lulas recheadas à Algarvia
- Polvo no forno com entrecosto
- Bifes de atum de tomatada
- Favas à moda do Algarve
- Canja com conquilhas
- Gaspacho de alho
- Conserva de cenouras à Algarvia

Na doçaria temos:

- “Queijinhos” de Figo e amêndoa
- Frutos/animais de massa de amêndoa
- Bolo mimoso
- Estrelas de figo e amêndoa
- Folares
- Pudim de Laranja
- Dom Rodrigo
Clima
Quanto ao clima, é mediterrânico, um clima em que a temperatura é amena durante todo o ano, um clima em que podemos desfrutar do sol mais de 300 dias por ano, e em que os meses que são verdadeiramente chuvosos são reduzidos em dois, Novembro e Dezembro. A temperatura no verão, durante o dia anda entre os 25 e 30 graus, e entre 15 e 20 graus no Inverno, salvo exceções. Durante a noite, as mínimas no Inverno andam por volta de 6 ou 7 graus e no Verão entre 15 e 20 graus.

Os meses mais quentes são os de Julho e Agosto. Os meses mais chuvosos são Novembro e Dezembro. Os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro.

As maior e menor temperaturas registadas em Faro no periodo 1971-2000 foram 39,8°C e –1,4 °C. Porém,há registos 42,5°C em 2004.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Valparaíso, Chile
Chile
Lituânia
Lituânia
República Dominicana
República Dominicana
Ilha de Santa Lucia, Caraíbas
Santa Lúcia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Hanói
Vietname
Quito, Equador
Equador
La Paz, Bolivia
Bolívia
Pinar Del Rio, Cuba
Cuba

Porquê reservar com Clube Travel
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais