Gerês

Destino de férias na natureza
Fotos de: Gerês
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês ou conjunto serrano da Peneda-Gerês, é o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês - daí a sua designação -, sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado. Fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 70 290 hectares.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

É uma das maiores atrações naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.
Turismo
Umas férias no Gerês em casas rurais com o seu grupo de amigos, irão proporcionar momentos inesquecíveis. Se gosta de aventura, são muitas as atividades radicais que poderá praticar. Escaladas de montanha, rappel, canyoning, slide, paintball, entre muitas outras. E de noite tem sempre a possibilidade de ir à discoteca ou a um bar beber um copo.

Para um programa mais cultural visite o Santuário de São Bento. Situa-se na freguesia de Rio Caldo e é uma referência religiosa e histórica para todos os minhotos. São feitas peregrinações ao santuário todo o ano e nas datas de 21 de Março, 11 de Julho e 12 e 13 de Agosto são realizadas romarias que conjugam o religioso com o profano. O santuário da Senhora da Abadia é outro local imperdível pela sua beleza arquitetónica e pela história do local. Segundo a lenda, foi fundado por um fidalgo no séc. XII, a quem a Virgem apareceu numa gruta, sendo um dos locais mais antigos da região.

Passe também pela via romana da Geira, um percurso único, e o mais monumental sítio arqueológico da região.

Se a relação com o mar é importante para si, então a marina de Rio Caldo é o ideal. Com uma beleza caraterística, aí são praticados os melhores desportos náuticos. Pode fazer um passeio numa embarcação turística ou então deliciar-se com a gastronomia local num dos muitos restaurantes existentes.
Gastronomia
Na zona do Gerês, os pratos típicos incluem Carne de Cabrito, Bifes de Presunto, Presunto, Enchidos, Papas de Sarrabulho, os Rojões, o Cozido à Portuguesa, Caldo Verde, Pataniscas de Bacalhau, Bacalhau com Migas e arroz de cabidela. Não esquecendo o tão conhecido cozido de feijão com couves da zona de Rio Caldo .

Na doçaria regional incluem-se Bolo de bolacha com doce de ovos, os pasteis de Santa Eufémia, a torta de laranja de Amares entre outros doces conventuais.
Clima
O clima no Gerês é bastante influenciado pela proximidade do mar e a orografia (estudo das nuances do relevo de uma região) complexa. Estes são também os principais condicionantes da dinâmica climática, da Península Ibérica e nomeadamente de toda a área do PNPG.
Como o Gerês se encontra constantemente sujeito aos ventos marítimos e aos transportadores de humidade, que actuam como moderadores das variações térmicas, as serras do Gerês constituem a única barreiras ao ar quente e húmido e provocam, principalmente nas encostas mais viradas a norte, abundantes precipitações.
O PNPG insere-se na região de transição entre as influências atlântica e setentrional e as mediterrâneas e meridionais, sendo assim influenciado por vários tipos de clima:

Clima atlântico
Clima mediterrâneo
Clima continental

O Valor médio de humidade no ar é superior a 85%, a evapotranspiração (perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração) real anual é superior a 800 mm e o valor médio do escoamento varia entre 1.400 mm e 1.800 mm.
O numero de dias de precipitação é superior a 100 por ano, ocorrendo frequentemente queda de neve e precipitação oculta. A precipitação anual média é da ordem dos 2.200 mm, sendo no entanto superior em algumas zonas do Parque nomeadamente no Gerês onde atinge os 3.000 mm.

Quanto a temperatura média anual no Gerês, oscila entre + 17º e os +20º C.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Guatemala
Guatemala
San Andrés
Colômbia
Sicília, Itália
Itália
Indonésia
Indonésia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Genebra, Suíça
Suíça
Chicago
Estados Unidos da América
Pequim
China
Guayaquil, Equador
Equador

Porquê reservar com Clube Travel
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais