Valença do Minho

Destino de férias de cidade
Fotos de: Valença do Minho
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Valença do Minho
Entre o Norte de Portugal e a Galiza Valença marca o centro nevrálgico do Noroeste Peninsular. Boas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias, proximidade a portos e aeroportos e a menos de uma hora de grandes cidades como o Porto, Vigo ou Braga, Valença é uma placa, cada vez mais fixadora e potenciadora dos fluxos industriais, turísticos, sociais e humanos desta euro-região.

Cidade histórica e símbolo das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha, Valença é, hoje, um espaço multicultural onde a imponente Praça-Forte – uma das maiores e mais bem conservadas estruturas militares da Europa – assume-se como um baluarte da identidade de uma cidade que revela uma forte dinâmica social e económica, no contexto da integração ibérica e europeia.

Valença, é sobretudo uma cidade histórica e símbolo das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha. É, hoje, um espaço multicultural de portas abertas à modernidade e à diferença de uma sociedade global, sem fronteiras para o intercâmbio das tradições e dos valores patrimoniais da Humanidade.

O ambiente e o património são marcas de Valença, pela natureza exuberante, pela aposta no turismo de natureza, patrimonial e gastronómico. Valença é exímia na arte de bem receber.

Jovem cidade onde o comércio, a industria, os serviços, e a Escola Superior, contribuem para dar a esta terra futuro.

Valença é uma terra que cativa a visitar, a descobrir e a saborear em plena comunhão com um património e natureza singulares.
Turismo
Valença é famosa por ser a porta de saída de Portugal para aqueles que fazem o caminho português em direção a Santiago de Compostela.

O maior atrativo turístico da cidade de Valença do Minho, a fortaleza é uma das principais fortificações européias de âmbito militar, com cerca de 5 km de perímetro amuralhado, localizada no topo de 2 outeiros e às margens do rio Minho na divisa com a Espanha.

De arquitetura militar gótica e barroca, a fortaleza começou a ser erguida no começo do século XIII com o objetivo de defesa da povoado.

No século XVII, Valença tornou-se alvo dos ataques espanhóis devido a Guerra da Restauração da independência portuguesa. Frente a esse cenário, foi ordenada a reforma do complexo fortificado, o que implicou na expansão das muralhas para contemplar o crescimento da vila, além da construção de novos fossos, revelins, baluartes, etc.

Mesmo em reformas, a fortaleza resistiu ao primeiro ataque espanhol realizado em 1643 no início da Guerra de Restauração, mas caiu no domínio espanhol em 1654 para ser retomada pouco tempo depois por tropas portuguesas. Com a reconquista da cidade, a reforma da Fortaleza foi reiniciada para finalmente ser concluída no início do século XVIII.

No entanto, a Fortaleza voltou a sofrer sucessivos ataques durante o século XIX. O primeiro desses ataques foi a invasão das tropas napoleônicas devido a Guerra Peninsular, que culminou com a explosão da Porta do Sol. Posteriormente a Fortaleza voltou a ser palco de disputa em conseqüência da Guerra Civil Portuguesa entre absolutistas e liberais.

Somente na segunda metade do século XIX que a cidade de Valença do Minho conseguiu ter paz novamente.

A Fortaleza passou por várias reformas durante o século XX e, apesar de ter sofrido diversos ataques ao longo dos anos, a fortificação continua intacta e aberta para a visitação do público.

A Fortaleza de Valença do Minho pode ganhar ainda mais notoriedade ao redor do mundo caso o município obtenha êxito na sua tentativa junto a UNESCO em tornar a Fortaleza num Patrimônio de Interesse Cultural da Humanidade. A candidatura está prevista para ser realizada ao final de 2010 e estará inserida na área de Fortificações Abaluartadas de Fronteira.

O Centro Histórico de Valença do Minho se encontra no interior da Fortaleza que servia para proteger a cidade antiga. Esse centro possui um estilo semelhante ao encontrado em outras cidades da Galícia como a predominância da pedras nas construções e as ruas estreitas, mas também possui características típicas de cidades portuguesas como a presença de casas revestidas com azulejo e a arquitetura de algumas igrejas.

De origem medieval, a Igreja de Santo Estevão (foto abaixo à direita) chegou a ser sede da Colegiada de Valença e do Bispado de Ceuta. Ela passou por grandes reformas durante o final do século XVIII, sofrendo uma alteração em seu estilo arquitetônico que passou do românico para o neoclássico.

Outro marco religioso importante para Valença do Minho é a Capela do Bom Jesus, com sua arquitetura de estilo barroco e neoclássico, e a Estátua de São Teotônio, que se encontra em frente a capela (foto abaixo à esquerda). São Teotônio foi o primeiro português canonizado pela Igreja Católica e é o padroeiro da cidade de Valença do Minho, onde nasceu no ano de 1082.

Outro local de demonstração da fé católica portuguesa é a Capela da Misericórdia (foto acima à direita). Com uma fachada bem mais simples que a Capela do Bom Jesus, a Capela da Misericórdia também possui arquitetura barroca e neoclássica e sua construção data do século XVI.

Além das construções religiosas presentes no Centro Histórico, Valença do Minho oferece outros belos exemplos de arquitetura para ser apreciado pelos turistas que visitem a cidade. Bons exemplos são a Prefeitura (foto acima à direita) e a Casa Azul (foto acima à esquerda) que é o clássico edifício português com suas paredes totalmente revestidas por azulejos portugueses.

Valença do Minho é bastante conhecida na região norte de Portugal e na Galícia pelo forte comércio existente no local.

O Centro Histórico da cidade é repleto de lojas que comercializam roupas, toalhas, artigos para casa, entre outras coisas.

Além do comércio existente na região dentro da Fortaleza de Valença, todas as quartas se realiza uma feira itinerante numa área aberta, externa a Fortaleza, próximo a Avenida Sá Carneiro, onde é possível ficar o dia todo fazendo compras. Nesses dias, Valença costuma receber uma enxurrada de pessoas, principalmente galegos que aproveitam os preços mais baratos encontrados em Portugal para renovarem seus guarda-roupas, montarem um enxoval novo ou simplesmente para passear um dia pela região.

Essa presença forte de galegos na área faz com que o turista tenha a sensação de estar na Espanha pois muitos panfletos estão escritos no idioma espanhol e até os vendedores te abordam falando em espanhol.
Gastronomia
Valenca, a Fronteira e a Fortaleza de valor mundial, o comércio tradicional, o verde do Minho e séculos a apurar o gosto e as receitas, fazem de Valença destino gastronómico privilegiado, premiados com uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, é procurada diariamente por milhares de visitantes.

Terra onde o Bacalhau é Rei! Venha provar o Bacalhau à São Teotónio, saborear a tradição com o Caldo Verde, uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal e experimente os Borrachinhos de Valença, uma doçaria única.
Clima
O clima é quente e temperado em Valença do Minho. O verão tem muito menos pluviosidade que o inverno.
De acordo com a Köppen e Geiger a classificação do clima é Csb. 14.8°C é a temperatura média em Valença do Minho. 1304 mm é a pluviosidade média anual.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Dubrovnik
Croácia
Amazónia brasileira
Brasil
Tierra del Fuego
Argentina
Filipinas
Filipinas

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Salt Lake City
Estados Unidos da América
Pinar Del Rio, Cuba
Cuba
Sidney, Austrália
Austrália
Ottawa, Canada
Canadá

Porquê reservar com Clube Travel
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais