Sicília, Itália

Destino de férias de praia
Fotos de: Sicília, Itália
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Sicília
Sicília é a maior ilha (25.710 km quadrados) no mar Mediterrâneo, a sudeste, o Canal de Sicilia dividiu-a da África (Tunísia), enquanto o Estreito de Messina separa-a da Calábria a leste. A ilha é banhada pelo Mar Tirreno ao norte, pelo Jónico e ao leste, e pelo Mar da Sicília ao sul-oeste.
Junto a Sicília existem uma série de arquipélagos que pertencem administrativamente à ilha: as ilhas Eólias, a ilha de Ustica, as ilhas Égadi, a ilha de Pantelleria e as ilhas Pelágias. O sistema de montanhas dispõe de uma parte do Apeninos, Peloritanians, Nebrodians, Erei e Iblei.
No sudeste está Etna (3.323 m), o maior vulcão ativo da Europa. A cidade capital da ilha é Palermo (675.000), a população da ilha é de cerca de 5.100.000 habitantes.
Turismo
A Sicília é um dos destinos mais fascinantes do Mediterrâneo, com um litoral de cerca de mil quilómetros, oferece ao visitante a maior variedade imaginável de ambientes terrestres e marinhos: praias de areia branca, penhascos, pequenas praias remotas, fantásticas cidades históricas, tesouros barrocos, vulcões, resorts famosos no mundo, um interior enriquecido com os restos de civilizações antigas e a sobrevivência de tradições centenárias.
A natureza deu a Sicília o Monte Etna, o mais alto vulcão ativo da Europa, um litoral dramático e um solo fértil. É uma terra de costas de tirar o fôlego e exuberante vegetação tropical, de culturas em camadas, impérios caídos, e mitos antigos. Há enormes catedrais românicas, os templos gregos mais bem preservados do mundo, anfiteatros romanos e magníficos palácios barrocos.
A Sicília é uma ilha cheia de história, sol e mar, um tesouro de tesouros artísticos e naturais. Berço de civilizações antigas e rica em monumentos e arquitetura árabe, bizantina, normanda e barroco, refletindo as diferentes culturas que têm ocorrido ao longo dos séculos.
Sicília, além de suas muitas referências históricas e sítios arqueológicos, atrai turistas para o seu ambiente natural, pela sua costa e pelo mar, pelas ilhas dos arquipélagos que a cercam, e pelas maravilhas naturais como o maior vulcão do continente europeu, o Etna.
A indústria do turismo é uma atividade crescente, fruto da presença no território de numerosos sítios arqueológicos (Morgantina, Agrigento (Valle dei Templi), Selinunte, Segesta, Tindari, Piazza Armerina (Villa Romana del Casale, Siracusa, Pantalica etc), esplêndidas catedrais do período normando (Cefalù, Palermo, Monreale), igrejas do barroco siciliano (Noto, Scicli, Modica, Ragusa Ibla etc), bem conhecidas localidades, como Taormina, Caltagirone, Acireale, Siracusa, Palermo, Monreale, Cefalù.
Os interessados nos cenários pode escolher entre as reservas naturais da Etna, Madonie e Nebrodi, a ilha vulcânica de Pantelleria, e os arquipélagos das ilhas Pelágias, Eólias e Égadi.
A Sicília é o lar de cinco sites do Património Mundial da UNESCO, incluindo vários famosos sítios arqueológicos, como a Área Arqueológica de Agrigento e do Vale dos Templos, a Villa Romana del Casale em Piazza Armerina, e a cidade de Siracusa com a Necrópole de Pantalica. Outros sites que fazem parte do Património Mundial da UNESCO são as cidades do barroco tardio do Val di Noto, no sudeste da Sicília, e as Ilhas Eólias.
Gastronomia
A gastronomia de Sicília é uma gastronomia da Itália, mas com as suas peculiaridades especiais. A cozinha siciliana é muito fundamentada com base nos produtos do campo, do mar, e da pecuária, é uma cozinha que pode ser vista em muitos restaurantes locais, uma cozinha de fusão com a cozinha italiana e judaica do Norte Africano, resultando em uma cozinha interessante.
A cozinha em Sicília é essencialmente Mediterrânea, é a fusão de muitos pratos, do azeite de oliveira virgem, da carne fresca, do peixe e marisco, legumes que são a base da culinária siciliana, combinada com a massa. Para tudo isto, tem influências da culinária do Norte de África e a cozinha judaica.
A pizza, o Carpaccio, parmesão, a massa fresca, o azeite são os ingredientes e pratos tradicionais na culinária local. Além disso, nos destinos turísticos da ilha, encontrará restaurantes especializados em outras cozinhas, como a cozinha de Marrocos, a cozinha francesa, a cozinha americana ou a cozinha asiática. Restaurantes com um pouco de tudo, com um pouco mais de cozinha internacional.
Clima
A Sicília tem um clima mediterrânico, um dos mais belos da Europa, com invernos suaves e húmidos e verões quentes e secos devido ao siroco, que é um vento quente e seco que sopra do norte da África.
O verão é longo, quente e seco. A primavera e o outono oferecer uma continuação das altas temperaturas típicas do verão, além de longas horas de luz do dia e sol. A chuva é principalmente para os meses de inverno e outono, especialmente aqueles entre outubro e janeiro. A precipitação varia de acordo com a área da ilha, são geralmente mais elevadas ao longo da costa norte, onde existem médias anuais em torno de 700 mm, enquanto que no resto da ilha, as chuvas diminuem para valores entre 300 e 400 mm por ano.
A parte sul da ilha é mais quente e mais árida. No cume do Etna a neve geralmente está presente a partir de dezembro a abril.
O mar da Sicília é ótimo para natação a partir de meados de maio a novembro, quando a temperatura da água do mar excede 20°C. Em Agosto, a temperatura do mar chega a 27°C.
O clima ameno mediterrânico, faz uma viagem para a Sicília agradável durante todo o ano, mas os melhores meses para visitar a ilha são abril, maio, junho e setembro.
Outros destinos turísticos em:
Itália
Itália
Calábria
Sardenha
Toscana
Costa Amalfitana
Aosta, Italia
Bergamo, Itália
Bolonha
Ilha de Capri
Catania
Florença, Itália
Ilha de Giglio
Madonna di Campiglio, Itália
Milão, Itália
Nápoles
Pisa, Itália
Portofino - Riviera Italiana
Positano - Costa Amalfitana
Roma - Italia
Sanremo
Turim, Itália
Veneza, Itália
Verona

Outros destinos turísticos mundiais

Ilha do Maio, Cabo Verde
Cabo Verde
Ilha do Pico - Açores
Portugal
Turquia
Turquia
França
França

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Dusseldorf
Alemanha
Varsóvia
Polónia
Guimarães
Portugal
Parintins - Amazónia
Brasil
Porquê reservar com Clube Travel
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais