Site Map
  Home Home             Contactos Contactos
Clube Travel Portugal
www.clubetravel.pt
O que visitar
Castelo de Vide
Pelourinho de Castelo de Vide
Hotéis próximos a Pelourinho de Castelo de Vide
Adicionar foto Participe. Partilhe as suas fotos de Pelourinho de Castelo de Vide

Pelourinho de Castelo de Vide
Monumentos e estátuas
Castelo de Vide Portalegre Portugal

O levantamento do actual pelourinho dever-se-á atribuir ao período da construção dos actuais Paços do Concelho, mais concretamente por volta do ano de 1721, altura em que a Câmara Municipal se transfere da Rua de Santa Maria de Cima para o edifício onde hoje se encontra instalada, na zona moderna da vila.

No ano de 1942, sob a presidência do Eng. Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro, a Câmara Municipal procede a uma ligeira deslocação do pelourinho de modo a alinhá-lo com os Arcos do Átrio e com a estátua D. Pedro V localizada do lado oposto.

Antes deste pelourinho setecentista terá existido um anterior, medieval, que numa das bandas da vila desenhada por Duarte de Armas («Livros das Fortalezas», fólio 44) aparece implantado junto à barbacã Este, mais concretamente na saída da vila para o arrabalde. Este apontamento é reforçado pelo facto de, no final da Idade Média e durante o período Moderno, o local ser destinado à realização dos mercados e feiras, nele confluindo as então principais ruas da vila (Rua Direita do Castelo, Rua de Santa Maria, Rua do Mercado e Rua da Fonte).Parece crível que este pelourinho se tenha mantido nesse lugar até meados do séc. XVII, dado que em 1631 os Paços do Concelho se localizam na Rua de Santa Maria de Cima.

Ainda pela observação do desenho do citado desenhador que esteve ao serviço da coroa manuelina, sugere-se que o primitivo pelourinho tenha sido do tipo de ´´gaiola´´, portanto, com uma tipologia distinta da que actualmente apresenta, de ´´coruchéu´´.

As necessidades de alterar o sistema fortificado medieval para fazer face à pirobalística levaram, entre outras, a uma profunda remodelação do lado sueste da fortaleza substituindo-se a barbacã por novas soluções arquitectónicas do sistema abaluartado. Terá sido devido a este processo de modernização do sistema defensivo militar que se destruiu, em data desconhecida, o pelourinho primitivo, do qual hoje não restam quaisquer vestígios materiais.

A base é constituída por plinto, muito alto, cúbico escócia e toro assente num soco de planta rectangular. Fuste cilíndrico monolítico, com ligeiro êntase, rematado em capitel cúbico que ostenta numa das faces o escudo com as armas da vila. O conjunto é coroado por uma bola. Todos estes elementos são de granito.

O pelourinho localiza-se na rua Bartolomeu Álvares da Santa (principal artéria da vila), junto ao edifício setecentista dos Paços do Concelho, freguesia de Santa Maria da Devesa.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 11 de Outubro de 1933.


Se pretende visitar Pelourinho de Castelo de Vide e está procurando um hotel próximo para se hospedar, sugerimos as seguintes opções para o seu alojamento - Hotéis próximos a Pelourinho de Castelo de Vide num raio de 30 Km Clique aqui

 
Pelourinho de Castelo de Vide
Castelo de Vide,Portalegre,Portugal

  Comentar & avaliar

Data: 2010-08-05
Lat: 39.41587866514159
Lon: -7.455109092590305
Como chegar
Foto por: Cristina Novais
Consultado: 3035 vezes
Pontuação: 0 Pontos
 
 

 
 
HOME | Quem somos | Politica de privacidade | Publicidade | Contactos | Mapa do Site